segunda-feira, 7 de março de 2011

Análise de Born This Way by Lady GaGa

O clipe de Born This Way é uma metáfora para o nosso próprio mundo. Fãs alegam que ele foi dirigido a eles, os ‘monstrinhos’, no entanto ele vai muito além. Mesmo que haja referências diretas aos fanáticos, a história é universal.
O primeiro fato a se certificar é o FEMINISMO presente no clipe. Muitas vaginas simbólicas (os triângulos, a fertilidade e tudo mais), muitas conexões, geometria, astrologia entre outros. E obviamente a mensagem do clipe, já adiantada, é a busca da personalidade e da igualdade dentro de um mundo em guerra entre o bem e o mal.

A primeira cena é um triângulo rosa com a ponta para baixo, que simboliza a mulher (adivinhe porque sozinho (a) ). E dentro aparece um unicórnio, ser da mitologia grega que simboliza a pureza, esperança, amor, majestade, poder, liberdade, além da dualidade e da transcendência. Todos esses pontos são abordados durante o clipe. Além disso, a história do unicórnio revela que apenas uma mulher virgem pode tocá-lo, então é a própria pureza. (OLHA A DICA: mulher virgem.)
Ah, a música é de um filme incrível de Alfred Hitchcock, um Corpo que Cai, sendo que não é a primeira vez que GaGa faz referência ao filme, lembrando da cena de caída de Paparazzi e de pontos em Bad Romance.

Eis que surge uma expressão homogenia, estática, e depois aparece ela mesma enquanto deusa.

Ela anuncia que esse é o manifesto da Mãe Monstro, como um Criador, por isso ela se põe como deusa suprema dentro do clipe e ainda tem um olho no queixo. O olho sugere uma referência ao “olho que tudo vê”, esse referência maçônica e illuminatti pode ser observada diversas vezes em todos os outros clipes, um dia ainda faço um post relacionado a isso. Esse olho simboliza o olhar de deus sobre o mundo, no caso, é ela, já que ela vai criar o mundo co mo nascimento do bem e depois, do mal. Na cabeça dela forma-se uma cruz, e os brincos dela são triângulos voltados para baixo e um para cima, novamente. Sendo que dentro deles há uma mitose, quer dizer, uma separação entre outros triângulos menores.

Manifesto: “Esse é o manifesto da Mother Monster. Em G.O.A.T., território possuído por um governo alienígena no espaço, um nascimento de proporções magníficas e mágicas ocorreu, mas o nascimento não era finito, era infinito. Enquanto os ventres cresciam em número e a mitose do futuro começou, foi percebido que esse momento infinito da vida não era temporal, era eterno.
Então começou o início de uma nova raça, uma raça dentro da raça da humanidade, uma raça sem preconceitos, sem julgamentos, mas com liberdade sem limites. Mas no mesmo dia, enquanto a mãe eterna pairava pelo muti-verso, outro nascimento mais aterrorizante aconteceu: o nascimento do mau. Enquanto ela mesma se dividiu em duas, rodando em agonia entre duas forças poderosas, o pêndulo da escolha tomou uma posição. Parece fácil, você deve imaginar, gravitar instantaneamente e firmemente em direção ao bem. Mas ela se perguntou: “como posso proteger algo tão perfeito sem o mau?”

Goat = cabra/unicórnio
Imagem: forma-se uma cabra que ‘É um símbolo do renascimento com ascensão ao divino. A cabra é tanto o símbolo da iniciadora como da ama de leite, uma representação da mãe’. Só para recordar: nascimento, mãe monstro.
G.O.A.T. : GOVERNMENT OWNED ALIEN TERRITORY, território possuído por um governo alienígena no espaço.

Então surge a deusa formando quase que uma cruz, ela esta entrando em trabalho de parto e há flores em sua volta. A flor Simboliza a beleza, a perfeição, o amor, a glória e a alegria, mas também a entrega a Deus, a evolução espiritual e a própria alma. A flor é também um símbolo feminino, ligado ao elemento água, ao planeta Lua e, consequentemente, à criação, à fertilidade e ao nascimento.


“A borboleta é considerada um símbolo de ligeireza e de inconstância, de transformação e de um novo começo. A psicanálise moderna vê na borboleta um símbolo de renascimento.” Além disso, ela é simétrica como a imagem. A transformação é dirigida a nós mesmos, enquanto mudamos nossas faces ao longo do tempo, ou seja, nós renascemos a cada dia com nossas constantes mudanças. E é o que ela diz no momento, que a mitose do futuro começa.

E assim, nasce uma humanidade que é homogenia, todos são iguais, sem diferença. Nascemos assim, sem a influencia do mal.
No entanto, o mal nasce e tudo vai por água a baixo. E surge a grande dúvida maior em forma de afirmação: não se protege o bem sem utilizar do mal. Às vezes devemos matar ou morrer por amor, devemos lutar pelos nossos direitos e pela igualdade de todos.

Forma-se dois triângulos, sendo que um é para cima, que exprime força e poder, que no caso, seria do próprio mal.

Eis que o mal está em forma humana ao fundo, que é um modelo que fez o vídeo e desfilou para Mugler na música Scheibe, de GaGa.
E cada vez que as armas disparam, soam sinos em vez de tiros. Um novo ataque a Igreja, que diz proteger-nos e acaba nos aprisionando em regras e preceitos cheios de preconceito, ou seja, ela utiliza algumas vezes do próprio mal, como os castigos do passado e outros, para no ajudar.

Depois temos ela em forma normal, que quer ser salva do mal e está entre todos, que se vestem de forma mais parecida e uniforme possível, para se igualarem, levando em conta que são todos diferentes e que provavelmente há travestis no meio, para englobar todos os tipos e gêneros do mundo.

Levando em conta que ela agora representa o mal, ela é alegre ao ser o que é, ou seja, ela age de forma maldosa apenas pro diversão mesmo. E sim, está escrito Lady GaGa em suas mãos.

Aqui, todos clamam pela salvação, sendo que há o conflito entre bem e o mal, lembramos das telas barrocas, nas quais havia esse problema e da mesma forma, há uma LUZ e a sombra, esse contraste reflete toda essa tensão. Sem contar no exagero da imagem. Esse estilo é constantemente usado nos clipes da GaGa, sendo ela mesma, o excesso encarnado, lembrando a visão atual de Andy Warhol.

Nessa imagem, forma-se um monstrinho na sombra, com dois olhos e uma boca, ao estilo de um fantasma, ou apenas se forma um circulo, o circulo é associado ao ponto e ambos podem ser considerados como sinais supremos de perfeição, união e plenitude, ou seja, entre os seres humanos bons. O ponto simboliza o centro e a divindade, que no caso, seria ela mesma como deusa. O círculo é também sinônimo de movimento, expansão e tempo, com o tempo, há a mudança de cada pessoa influenciada pelo mal.

A gosma é apenas uma representação de todo aquele líquido que envolve o bebê e deposi que ele nasce, são boa parte. E todos em volta dele significa que todos saíram do mesmo lugar, são iguais e são praticamente, irmãos.

Um olho tampado, e o outro marcado pelo seis, a referencia illuminatti do olhos que tudo vê.
O Michael Jackson é uma homenagem, enquanto inspiração e tambem é uam referencia pela luta dele da igualdade de todos. No mesmo caso da Madonna, também uma homenagem. Sá que Jackson já morreu e fica na sombra, enquanto Madonna chora porque ainda têm um longo caminho a percorrer.


Então o clipe termina com um arco-íris, símbolo dos homossexuais e afins, ela num unicórnio e o triângulo está para cima, significando poder. E depois aparece o lado do mal, que está desinteressada se faz coisas ruins ou não. Ou seja, o conflito será contínuo.


Obs.: o estilo do clipe foi inspirado no filme de Fritz Lang, Metrópolis, por isso, um estilo mei ode ficção científica megalomaníaco, com muito exagero.

VEJA O CLIPE AGORA, QUE VOCÊ JÁ O ENTENDE:





OBSERVAÇÕES EXTRAS!!!

1) Não expliquei porque ela usa eses apliques no corpo. Primeiramente é pelo fato de ela ser um ET. Também porque os membros se deslocaram e ela ficou uma criatura estranha ao nascer. Além disso, há o detalhe do chifres, que obviamente é uam referência ao mal que existe em cada um de nós.

2) Há uma leve mensage msubliminar. Tudo bem, não é leve. repare nessa cena que se forma uma caveira quando a iimagem vai subindo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário