sábado, 7 de maio de 2011

Análise do Clipe Judas – Lady GaGa

O clipe já começa voltando ao passado, mesmo que ela não esteja fazendo uma volta ao tempo, podemos entender essa como uma primeira metáfora. O clipe é cheio de antíteses visuais.

Fica bem claro que quem vai trair no clipe não é Judas. Ela começa o clipe olhando para Judas enquanto está com Jesus e o segue com o olhar. Depois haverá vários momentos em que ela retifica dizendo que ama ele, que quer ela o prefere enquanto “demônio”. No entanto, de acordo com estudos ele não traiu ninguém ou se ele traiu, foi um mal necessário (relembrando da última frase do manifesto da Mãe Monstro: Como protegerei algo tão perfeito sem o mal?). Ou seja, não foi nenhuma entidade religiosa católica mitológica que cometeu um erro, foi o homem quem o fez ao interpretar os acontecimentos da época. E ao longo dos anos, aqueles que reescreveram, podem ter alterado mais e mais palavras.

Ela chega a um lugar com um estilo hebreu, provavelmente um Jerusalém. Lá, acontece uma apresentação de personagens e de momentos temporais e espaciais, representando a atemporalidade de como um fato como esse pode ocorrer. E que fato é esse? É a traição? Diria que não. A intenção da Gaga é virar tudo ao contrário, portanto o que é ruim representa algo que seria para o bem, que é justamente a última frase do manifesto e também uma idéia de Maquiavel sobre o Estado, há momentos em que o mal é necessário.

O próximo jogo antitético é a dos dançarinos. Repare que enquanto dançam na Eletric Chapel (capela elétrica), há turnos entre homens e mulheres dançando.

Existe um detalhe que não é dentro do clipe, mas comparado aos outros. Ela sempre tampa o olho esquerdo, no entanto, nesse, ela tampa o direito. Tudo bem, isso não tem grandes significados além do “olho que tudo vê” e afins. Mas há uma semelhança entre a maquiagem do olho e o olho de Osíris ou de Horus, que coincidentemente tem relação com o olho que tudo vê, que está na nota de um dólar e que tem uma lenda envolvendo Illuminattis e Maçons. Ah, geralmente ambos os olhos são o olho direito, justamente o olho que GaGa sempre deixa mostra. Menos nesse clipe.

Ocorrem brigas com Judas, mostrando todo um lado negro dele, da forma que ele é visto mesmo. Porém, chega o momento em que Maria Madalena (Gaga) deve matá-lo, mas ela o ama e acaba passando apenas um batom, pois é humana e peca, erra, ama e não importa o que ela faça, ela é perdoada por Jesus. Tanto que ela recebe uma purificação ao estilo de Stanley Kubrick, com muita água e emoção. Ela escolhe Jesus no fim das contas, na hora de molhar o pé, o escolhe. Interessante porque Jesus fica de olhos fechados por muito tempo e apenas abre quando ela está ao lado dele, enquanto isso, Judas fecha os olhos, pois ou ele está morto ou não quer ver a escolha dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário